terça-feira, 5 de julho de 2011

Ansiedade gera Depressão

Provérbios 12:25 -  A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

O livro de Provérbios, dentre vários ensinamentos, nos ajuda em dois grandes males contemporâneos: ansiedade e depressão. "O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima" (Provérbios 12:25).

Por que razão a ansiedade gera a depressão? O ansioso não consegue aceitar o ritmo natural das coisas. Tudo na vida segue um certo ritmo. O ansioso não se conforma com isto e teima em acelerar os processos. Aí, como a vida continua do jeito que ela é, a ansiedade leva à depressão: à irritação, à teimosia, ao cansaço.

Qual é a "palavra bondosa" da Bíblia que "anima" o deprimido? Pedro, ao escrever sobre esta questão, nos afirma: "O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns". Ora, se o Senhor não demora, por que achamos que Ele demora? Porque não nos submetemos ao ritmo da eternidade do Senhor, para quem "um dia é como mil anos". Quanto mais nosso coração se prende aos prazos humanos, mais o ritmo do Senhor nos angustia. Quanto mais nos concentramos na comunhão com o Senhor, mais as bênçãos do Senhor eterno vão fazendo sentido. O Senhor intervém quando chega a "plenitude dos tempos". Quando permitimos vivenciar esta plenitude, a Palavra bondosa do Senhor nos anima.

Um comentário:

  1. Eu posso até acrescentar que o ansioso perde grandes oportunidades por não saber esperar,deixa de experimentar um dos frutos do espirito que nos é dado para exatamente nos moldar, para sabermos valorizar e poder desfrutar com mais alegria e reconhecimento do valor da espera,que traz crescimento e amadurecimento.Quantas coisas o Senhor quer nos dá além daquilo que pedimos ou pensamos não é mesmo? E este fruto é "LONGANIMIDADE".
    Deus te Abençõe!Um grande abraço.

    ResponderExcluir